Barroso anuncia aposentadoria do STF
Magistrado fez o anúncio durante sessão plenária; disse querer viver a vida com mais "espiritualidade, literatura e poesia"
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira, 9, durante a sessão plenária, que vai antecipar sua aposentadoria da Corte. O magistrado fez um discurso de despedida, se emocionando em diferentes momentos.
“Por 12 anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro deste Supremo Tribunal Federal, tendo sendo presidente nos últimos dois anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça, da Constituição e da democracia. A vida me proporcionou a benção de servir ao país, retribuindo o muito que recebi, sem ter qualquer interesse que não fosse fazer o que é certo, justo e legítimo para termos um país maior e melhor”, declarou.
“Ao longo desse período, enfrentei e superei dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que havia assumido perante o país e minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da Justiça”.
Barroso afirmou sentir que “agora é hora de seguir outros rumos“. “Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo. Com mais espiritualidade, literatura e poesia“.
Ele prosseguiu: “Como todos nós sabemos, os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo aos nossos familiares e às pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação. Gostaria de me despedir com uma breve reflexão sobre a vida, sobre o Brasil e sobre o Supremo Tribunal Federal”.
Ainda de acordo com o ministro, apesar da agressividade e da intolerância que ainda se vê “aqui e acolá”, tem fé “nas pessoas, no bem, na boa fé, na boa vontade, no respeito ao próximo e na gentileza sempre que possível”. “Fora desta bancada continuarei a trabalhar por um tempo de paz e fraternidade. E reitero: a integridade, a civilidade e a empatia vêm antes da ideologia e das escolhas políticas. O radicalismo é inimigo da verdade. A gente na vida deve ter cuidado para não se apaixonar pelas próprias razões”.
Elogios a Moraes
Ainda no discurso, Barroso elogiou cada um dos outros ministros, incluindo Alexandre de Moraes.
“Ministro Alexandre de Moraes, eu e todos nós somos testemunhas da sua dedicação ao trabalho, ao país e à causa da proteção das instituições, e somos solidários com os preços pessoais elevados que está tendo que pagar e que um dia a história haverá de reconhecer e reparar”, declarou.
Barroso afirmou que deixa o tribunal “com o coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida”. “Não foram tempos banais, mas não carrego comigo nenhuma tristeza, nenhuma mágoa ou ressentimento, e começaria tudo outra vez se preciso fosse”.
Segundo ele, a sessão plenária de hoje é a última da qual participa e a decisão de antecipar a aposentadoria foi “longamente amadurecida” e “nada tem a ver com qualquer fato da conjuntura atual”. “Há cerca de dois anos comuniquei ao presidente da República essa possível intenção“.
Ele foi aplaudido de pé pelos outros ministros e pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, quando concluiu. Barroso ficará no STF mais alguns dias na próxima semana, para devolver pedidos de vista e encerrar pendências.
Trajetória
Barroso foi indicado ao Supremo pela então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em 2013. Tomou posse como ministro 26 de junho daquele ano.
Ele foi presidente da Corte de 28 de setembro de 2023 até 29 de setembro de 2025, quando foi sucedido por Edson Fachin.
Ele presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 25 de maio de 2020 até 22 de fevereiro de 2022.
Seguir no google
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Rafael Tomasco
10.10.2025 07:46Já vai tarde, agora é esperar pra ver quem vai ser o próximo a fuder com a constituição quando vestir a toga de ministro
Claudemir Silvestre
09.10.2025 22:54VAI TARDE !!! Obrigado por nada !!
Ricardo Nery
09.10.2025 19:52Agora ele pode se preparar para participar do “The Voice Brasil”…
Marian
09.10.2025 19:39Ora, então quem derrotou quem?
Ademir Fenicio
09.10.2025 18:57que tristeza, como o brazil vai se civilizar sem a iluminação desse supremo lampião de carbureto!
Carlos Augusto Lins Brito Da Silva
09.10.2025 18:35Simplesmente, COVARDE. Viu que já iria sobrar alguma coisa pra ele nessa perseguição voraz que o STF está fazendo contra a direita brasileira, deixando a corrupção correr solta nesse governo.
ROGERIO BANDEIRA DE GOUVEA MACHADO
09.10.2025 18:08Assumiu a trapaça e correu do Trump