Assessor de maquiagem para Erika Hilton?
Contratados como secretários, Ronaldo Hassa e Indy Montiel são pagos com a verba do gabinete da parlamentar

Dois maquiadores foram contratados como assessores da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados, registrou o Metrópoles.
O site da Câmara aponta que Ronaldo Hass (foto) atua como secretário parlamentar da psolista desde 6 de maio de 2024 e recebe um salário de 9.678,22 reais.
Índy Montiel, por sua vez, está na equipe de Erika Hiton há menos tempo. Ela ocupa o cargo de secretária parlamentar desde 9 de junho de 2025 e recebe 2.126,59 reais por mês.
Como secretários parlamentares, eles seriam responsáveis por tarefas como elaboração de projetos de lei, assessoria de imprensa e agendamento de reuniões.
Nas redes sociais, Montiel e Hass têm várias publicações dos trabalhos de maquiagem que realizam para a parlamentar.



Ronaldo Hass acompanha Erika Hilton em sua viagem a Portugal e França, onde a congressista participa de discussões sobre os direitos LGBT.
Leia também: A boquinha dos doadores da campanha de Erika Hilton na Câmara
Repercussão negativa
Integrantes da oposição comentaram a contratação de maquiadores como assessores parlamentares de Erika Hilton nas redes sociais.
“Assessor de maquiagem?”, questionou o deputado Kim Kataguiri (União-SP) no X.
Para o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), “inadmissível é pouco”.
“Acorde cedo para trabalhar amanhã: você tem que pagar os 2 maquiadores da Erika Hilton, que recebem salários de até R$ 9,6 mil para deixar a deputada bem maquiada para lacrar
Inadmissível é pouco, mas piora: um deles está com Hilton em Paris assistindo show da Beyoncé.”
A vereadora Janaina Paschoal (PP-SP) escreveu:
“A esquerda pode tudo. Ninguém fala, nem faz, nada, quando é do lado de lá. Uns dirão ser transfobia questionar, outros alegarão inveja. Não é uma coisa, nem outra. Trata-se apenas da esperança de ver regras valerem para todos.”
O que diz Erika Hilton?
Ao Metrópoles, a parlamentar do PSOL negou que tenha nomeado os assessores para maquiá-la.
“Isso é simplesmente uma invenção. Ambos fazem atividades institucionais como secretários parlamentares, me assessoram nas comissões, ajudam a fazer relatórios, preparam meus briefings, dialogam diretamente com a população e atores da sociedade civil, me acompanham nas minhas agendas em Brasília, em São Paulo, nos interiores e no exterior. Tudo comprovado por fotos, vídeos e pelo próprio trabalho cotidiano deles.
E como são meus amigos e sempre trabalharam, e ainda hoje trabalham com maquiagem, fora das atividades parlamentares, sempre que podem, me maquiam, e eu os credito por isso. Se não me maquiassem, continuariam sendo meus secretários parlamentares.
Eles não foram nomeados por me maquiar e sim por contribuem muitíssimo com a minha atuação parlamentar, seja na pauta LGBTQIA+ ou em tantas outras que meu mandato toca diariamente.”
Leia também: Erika Hilton diz que errou o tom com Oruam e coloca culpa das críticas em gays fascistas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Andre Luis Dos Santos
24.06.2025 16:05A derrocada da esquerda CANALHA e inevitável. Ninguém aguenta mais esse tipo de canalhice. #Venha2026, #ForaPT, #ForaPSOL, #PSOLixo
NIEMEYER FRANCO
24.06.2025 14:19Erika Hilton copiando Michelle.
Marian
24.06.2025 12:59Isso é um escárnio e deve ser investigado apesar do momento que vivemos. O vídeo divulgado nada tem a ver com a função de um parlamentar. Que cafonice.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
24.06.2025 10:21Costumo dizer que a segunda melhor coisa na vida é gastar dinheiro, e a melhor coisa na vida é gastar dinheiro dos outros. O escudo do racismo e da transfobia está ficando desgastado ante a pilantragem deslavada.
GERALDO CARVALHO
24.06.2025 09:11Esse sujeito é asqueroso, negro de cabelo seco, mas usa dinheiro público para tentar ser loura, entretanto só fala em racismo. Essa é a linha da esquerda, me dá meu privilégio porque eu mereço!