As agências de publicidade favoritas do governo Lula

30.04.2025

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As agências de publicidade favoritas do governo Lula

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Redação O Antagonista
2 minutos de leitura 18.03.2025 08:42 comentários
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As agências de publicidade favoritas do governo Lula

Apenas cinco agências de propaganda concentraram 78% dos quase 966 milhões de reais empenhados na publicidade federal em 2024

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2 minutos de leitura 18.03.2025 08:42 comentários 1
As agências de publicidade favoritas do governo Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados da execução do Orçamento mostram que apenas cinco agências de propaganda concentraram 78% dos quase 966 milhões de reais empenhados na publicidade federal, controlada pelo governo Lula (PT), em 2024, registrou a Folha de S.Paulo.

O valor destinado às agências Nacional Comunicação, Calia, Nova, Propeg e DeBrito foi de 755 milhões de reais.

Os órgãos de outros Poderes executaram menos de 1,5% do valor total das campanhas.

Leia mais: A bilionária publicidade do governo Lula

A distribuição

Segundo o jornal, a agência Nacional Comunicação foi a que mais recebeu verba federal no ano passado –225 milhões de reais.

Na sequência, vêm Calia, com 180 milhões de reais; Nova, 177 milhões de reais; Propeg, 111 milhões de reais; e DeBrito, 62 milhões de reais.

A Nacional assumiu a dianteira do ranking das agências publicitárias que mais receberam verbas do govenro depois de vencer licitações da Secom, em 2021, e do Ministério da Saúde, também na gestão Bolsonaro.

Amigo de Pimenta?

A Folha apontou que o cientista político Juliano Corbellini, que se tornou sócio da Nacional Comunicação em 2023, o primeiro ano do novo governo Lula, é amigo do ex-ministro da Secom Paulo Pimenta (PT).

“A amizade entre Pimenta e Corbellini remonta à época do movimento estudantil no Rio Grande do Sul. O publicitário é padrinho de um dos filhos do petista”, disse o jornal.

À Folha, a Nacional afirmou que presta serviços para a Presidência “após ter sido uma das escolhidas em processo licitatório ocorrido em 2021” e que todos os seus contratos são resultados de processos públicos e transparentes.

Leia também: Agências amigas do PT vencem megalicitação de Lula

A concentração no governo Bolsonaro

A concentração de verba em poucas agências também foi registrada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Aproximadamente 86% dos recursos ficaram nas mãos de cinco empresas em 2022, último ano da gestão passada.

Na época, a Calia era a agência que mais geriu a maior verba destinada a propaganda: 208 milhões de reais.

No total, o governo empenhou 806 milhões de reais.

Leia também: Secom do governo Lula fará nova megalicitação até junho

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Comentários (1)

Marcia Elizabeth Brunetti

18.03.2025 09:00

Gastam com propaganda mas não está fácil enganar o povo. Dá-lhe criatividade para as Agências que precisam mostrar um governo de sucesso. Até porque, propaganda não põe nem ovo na mesa do trabalhador.


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