As agências de publicidade favoritas do governo Lula
Apenas cinco agências de propaganda concentraram 78% dos quase 966 milhões de reais empenhados na publicidade federal em 2024

Dados da execução do Orçamento mostram que apenas cinco agências de propaganda concentraram 78% dos quase 966 milhões de reais empenhados na publicidade federal, controlada pelo governo Lula (PT), em 2024, registrou a Folha de S.Paulo.
O valor destinado às agências Nacional Comunicação, Calia, Nova, Propeg e DeBrito foi de 755 milhões de reais.
Os órgãos de outros Poderes executaram menos de 1,5% do valor total das campanhas.
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A distribuição
Segundo o jornal, a agência Nacional Comunicação foi a que mais recebeu verba federal no ano passado –225 milhões de reais.
Na sequência, vêm Calia, com 180 milhões de reais; Nova, 177 milhões de reais; Propeg, 111 milhões de reais; e DeBrito, 62 milhões de reais.
A Nacional assumiu a dianteira do ranking das agências publicitárias que mais receberam verbas do govenro depois de vencer licitações da Secom, em 2021, e do Ministério da Saúde, também na gestão Bolsonaro.
Amigo de Pimenta?
A Folha apontou que o cientista político Juliano Corbellini, que se tornou sócio da Nacional Comunicação em 2023, o primeiro ano do novo governo Lula, é amigo do ex-ministro da Secom Paulo Pimenta (PT).
“A amizade entre Pimenta e Corbellini remonta à época do movimento estudantil no Rio Grande do Sul. O publicitário é padrinho de um dos filhos do petista”, disse o jornal.
À Folha, a Nacional afirmou que presta serviços para a Presidência “após ter sido uma das escolhidas em processo licitatório ocorrido em 2021” e que todos os seus contratos são resultados de processos públicos e transparentes.
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A concentração no governo Bolsonaro
A concentração de verba em poucas agências também foi registrada no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Aproximadamente 86% dos recursos ficaram nas mãos de cinco empresas em 2022, último ano da gestão passada.
Na época, a Calia era a agência que mais geriu a maior verba destinada a propaganda: 208 milhões de reais.
No total, o governo empenhou 806 milhões de reais.
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Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
18.03.2025 09:00Gastam com propaganda mas não está fácil enganar o povo. Dá-lhe criatividade para as Agências que precisam mostrar um governo de sucesso. Até porque, propaganda não põe nem ovo na mesa do trabalhador.