Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos) Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)
O Antagonista

Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.04.2017 17:28 comentários
Brasil

Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos)

O MEC divulgou a base nacional comum curricular para o ensino infantil e fundamental. A alfabetização deverá ser completada até o segundo ano do fundamental; o ensino religioso não será obrigatório e o de história passará a ser cronológico. Além disso, o inglês será a única língua estrangeira obrigatória a ser aprendida pelos alunos. O documento agora vai para o Conselho Nacional de Educação, que o examinará e enviará para a homologação do ministro.Os educadores estão em festa. Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos dentro da escola).Os estudantes deverão aprender o seguinte, em linhas gerais...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 06.04.2017 17:28 comentários 0

O MEC divulgou a base nacional comum curricular para o ensino infantil e fundamental. A alfabetização deverá ser completada até o segundo ano do fundamental; o ensino religioso não será obrigatório e o de história passará a ser cronológico. Além disso, o inglês será a única língua estrangeira obrigatória a ser aprendida pelos alunos. O documento agora vai para o Conselho Nacional de Educação, que o examinará e enviará para a homologação do ministro.

Os educadores estão em festa.

Agora só faltam professores de verdade (e não matar alunos dentro da escola).

Os estudantes deverão aprender o seguinte, em linhas gerais (não é piada):

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Milei rompe com vice e cita proximidade com a esquerda

Visualizar notícia
2

Homem de confiança e altos oficiais selam destino de Bolsonaro

Visualizar notícia
3

Os militares tiveram sua chance

Visualizar notícia
4

Bolsonaro: “É uma piada essa PF do Alexandre de Moraes”

Visualizar notícia
5

Braga Netto nega “tese fantasiosa” de golpe dentro do golpe

Visualizar notícia
6

Ministro da Agricultura apoia boicote ao Carrefour Brasil

Visualizar notícia
7

Chefe da Otan se reúne com Trump

Visualizar notícia
8

Federação de hotéis e restaurantes pede boicote ao Carrefour

Visualizar notícia
9

Moraes nega devolução de celular a padre indiciado pela PF

Visualizar notícia
10

“Difícil acreditar na imparcialidade”, diz líder da oposição sobre Moraes

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Governadores do Sul e Sudeste rejeitam PEC da segurança de Lula

Visualizar notícia
2

MBL anuncia coleta de assinaturas necessárias para criação de partido

Visualizar notícia
3

Evolução de Fabiana Justus após tratamento de leucemia

Visualizar notícia
4

Ministro da Agricultura apoia boicote ao Carrefour Brasil

Visualizar notícia
5

Márcia Sensitiva faz previsões para Tatá Werneck

Visualizar notícia
6

Federação de hotéis e restaurantes pede boicote ao Carrefour

Visualizar notícia
7

Trump escala ex-jogador de NFL para habitação

Visualizar notícia
8

Bolsonaro: “É uma piada essa PF do Alexandre de Moraes”

Visualizar notícia
9

Milei rompe com vice e cita proximidade com a esquerda

Visualizar notícia
10

Moraes flexibiliza medidas cautelares de Anderson Torres

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!
< Notícia Anterior

Um cuspe na sociedade brasileira

06.04.2017 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

O deputado Renan Calheiros

06.04.2017 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Governadores do Sul e Sudeste rejeitam PEC da segurança de Lula

Governadores do Sul e Sudeste rejeitam PEC da segurança de Lula

Visualizar notícia
Chevrolet Silverado 2025 chega ao Brasil com novidades exclusivas

Chevrolet Silverado 2025 chega ao Brasil com novidades exclusivas

Visualizar notícia
MBL anuncia coleta de assinaturas necessárias para criação de partido

MBL anuncia coleta de assinaturas necessárias para criação de partido

Visualizar notícia
Vídeo: Homem tenta sequestrar criança no meio da rua em plena luz do dia

Vídeo: Homem tenta sequestrar criança no meio da rua em plena luz do dia

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.