A CPMI do INSS e a missão encardida de Sóstenes
Maior bancada da Câmara tem direito a seis vagas, mas 14 parlamentares já pediram para fazer parte da investigação

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), pretende definir em reunião na próxima semana quais serão os integrantes da sigla na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Até o momento, 14 parlamentares já pediram para fazer parte do colegiado.
Pela composição de forças, o PL tem direito a seis vagas. Mas a sigla cedeu uma delas ao Novo. Então, ficam cinco vagas. Duas delas, no entanto, tendem a ser destinados aos autores dos pedidos de CPI e CPMI: Coronel Chrisóstomo (AM) e Coronel Fernanda (MT).
Assim, restam três vagas que estão sendo disputadas por pelo menos 12 parlamentares. Esse número pode aumentar nos próximos dias.
Caso não se chegue a um acordo, Sóstenes já cogita até mesmo a fazer um sorteio para preencher as vagas. Outra possibilidade é destinar as vagas para quem pediu primeiro. Na visão do líder, é o ‘ônus’ de um cargo de liderança. “Eu trato a minha bancada como iguais”, disse ele a O Antagonista.
Como mostramos mais cedo, o senador Omar Aziz (PSD) é apontado como o favorito para comandar a CPMI. A investigação parlamentar mista foi autorizada nesta terça-feira, 17, por Davi Alcolumbre (União-AP) em sessão do Congresso Nacional.
Com a indicação de Aziz – nome defendido tanto pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT), quanto pelo presidente do Congresso, Alcolumbre, abre-se margem para que o Centrão também assuma a relatoria do colegiado.
“O presidente da CPMI, indicado pelo Senado, ao que tudo indica, falta a confirmação, deverá ser o senador Omar Aziz, do PSD. O Senado não vai indicar um petista para presidir a CPMI. Então é razoável que a CPMI tenha a isenção necessária”, disse nesta terça-feira Randolfe Rodrigues.
O PL, partido autor do pedido, já abriu mão tanto da relatoria quanto da presidência atendendo a um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta. Para Motta, como o PT também abriu mão de ter um destes postos-chave do colegiado, dois partidos figuram como favoritos para assumir a relatoria: o Republicanos, de Motta, e o PSB.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
18.06.2025 13:44As notícias sobre os bloqueios tentados pelo governo para barrar essa cpmi permitem imaginar um cenário de guerra nas reuniões. Espero que foquem em resultados pra sociedade