O pesadelo de Lula virou realidade
Os dados levantados pela Quaest dão a dimensão exata do estrago para a imagem do petista gerada pela crise do Pix e como isso deve se refletir em 2026

Os dados da pesquisa Genial/Quaest divulgados na manhã desta segunda-feira confirmaram o temor do Palácio do Planalto e do próprio presidente Lula: a crise do Pix derrubou a popularidade do petista no início de 2025.
Dois números levantados pela Quaest dão a dimensão exata do estrago para a imagem do petista e como isso deve se refletir em 2026. Segundo o instituto, 66% dos entrevistados afirmaram que o governo errou mais do que acertou diante da polêmica Instrução Normativa da Receita Federal sobre o monitoramento de transações via Pix em valores acima de 5 mil reais para pessoas físicas e de 15 mil reais para pessoas jurídicas.
O outro dado é ainda mais arrebatador: dentre 13 notícias negativas sobre o governo Lula, a que mais se destacou foi a crise do Pix. 11% dos entrevistados (em números globais) ouviram falar da crise. Os dados incluem também aqueles que não souberam responder ou aqueles que não ouviram falar em nenhuma notícia negativa.
A pior notícia para o governo: a crise do Pix
Agora, se buscarmos entre aqueles que ouviram ao menos uma notícia ruim do governo Lula (um universo de 55% dos entrevistados), 20% deles citaram como fato desabonador da gestão Lula a tal Instrução Normativa da Receita. Ou seja: um em cada cinco entrevistados. É muito.
“A notícia negativa mais lembrada espontaneamente pela população nesta rodada foi a do possível monitoramento do PIX (11%). É um percentual muito alto que reforça o que a crise da primeira quinzena de jan/25 impactou na aprovação do presidente”, reafirmou o diretor da Quaest, Felipe Nunes, pelo X – antigo Twitter.
Lula não é mais o pai dos pobres?
Outra questão de alerta ao governo Lula: a desaprovação dele despencou na região Nordeste, tradicional reduto petista. A aprovação do governo petista caiu para o patamar de 59% – antes, estava na casa dos 67%. Uma redução aproximada de dez pontos percentuais.
Entre aqueles com renda de até 2 salários mínimos, a aprovação ao governo Lula caiu sete pontos (de 63% para 56%) e cinco pontos para aqueles que ganham até 5 salários mínimos. Em resumo: justamente a faixa de renda que seria mais afetada por um eventual monitoramento do Pix e aquela que sempre deu sustentação ao petista.
Durante suas reuniões ministeriais, Lula ficou extremamente irritado com a crise do Pix. A pesquisa Genial/Quaest comprova que o mal-estar era absolutamente compreensível. Afinal de contas, essa fissura na imagem daquele que foi considerado outrora ‘pai dos pobres’ dificilmente será revertida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marly Beaklini Guimarães Lemos
27.01.2025 15:25Lula não acompanhou a evolução do mundo, parece que mora em outro planeta. As armas dele: vingança e Bolsonaro. Nunca teve um plano de governo, sempre usou a verborragia e a sedução aos pobres. Apoderou-se da cultura woke e fez sucesso algum tempo, mas está perdendo o fôlego. Coitado do Brasil
Márcio Roberto Jorcovix
27.01.2025 15:11Não entendo como ainda tem gente que busca solução para os problemas em Bolsonaro. Ele nunca foi e nunca será a solução pra nada. Ainda vamos acordar para isto , mas enquanto isto não acontecer teremos que suportar o PT e Lula
JEAN PAULO NIERO MAZON
27.01.2025 11:39Nao é por serem pobres... é porque pobreza e desinformação andam juntas! #foraLule
Amaury G Feitosa
27.01.2025 11:32Por que acham que o descondenado criminoso está masacrando de forma imoral e ilegal todos seus adversários com a cumplicidade dos demais pôdres poderes com quem se acolitou? toda a família de Bolsonaro será masacrada porque o idiota embevecido pelo poder sequer apurou quam mandou assassiná-lo e agora a ditadura assassina (morrem incentes no calabouço da Papuda) perdeu os freios e para se manter no poder como qualquer ditadura que terá fim não vacilará em cometer os mais hediondos crimes contra o Estado e Nação .. a covardia de Bolsonaro leva a nação ao caos, morreu e ainda não o cremaram.
Marcilio Monteiro De Souza
27.01.2025 11:23Se o eleitor brasileiro tivesse juízo essa desaprovação seria muito maior.