Instituto Brasileiro de Memes é um sucesso
Para a festa das redes sociais com o mapa-múndi invertido ficar completa, falta apenas Dilma se aventurar a explicar a iniciativa do IBGE

Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann (à esquerda na foto invertida) celebrou o “êxito instantâneo” do mapa-múndi invertido que põe o Brasil no centro do mundo.
“A publicação do novo mapa-mundi pelo IBGE alcançou êxito instantâneo, considerando o importante debate aberto e destravado sobre o Brasil diante da nova geopolítica global impulsionada pela emergência do Sul Global”, disse Pochmann em seu perfil no X.
O presidente do IBGE, que foi apelidado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) de Instituto Brasileiro de Memes, disse que uma “excelente matéria” da Agência Brasil, o órgão oficial do governo federal, sobre o assunto “confirma a continuidade do rumo certo do IBGE”.
China
“Também a enorme procura pelo novo mapa-mundi na biblioteca do IBGE ressalta como a diversidade da representação visual de um país no planeta Terra é fundamental para a emancipação da opinião pública livre e democrática do povo brasileiro”, completou Pochmann, que posou com o mapa ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff na China (à direita foto invertida).
Aliás, o presidente do IBGE está mostrando o mapa para todo mundo na China. “Seja no Fórum Celac, seja no encontro Brasil-China, o novo mapa-mundi do IBGE tanto expõe outra representação do planeta Terra como mobiliza lideranças do Sul Global”, comentou Pochmann em outra postagem.
Ao contrário do que diz o presidente do IBGE, sua iniciativa desagradou mesmo os técnicos do instituto, que publicaram um manifesto para dizer que “não se combate a realidade com ilusões gráficas“.
Memes
Na verdade, o mapa-múndi invertido de Pochmann é um “êxito instantâneo” de memes, e o interesse sobre o assunto está baseado claramente no potencial para piada da iniciativa, como constatam praticamente todos os comentários aos posts do presidente do IBGE nas redes sociais.
Para a festa das redes sociais ficar completa, falta apenas Dilma se aventurar a explicar a iniciativa do IBGE.
Leia mais: A arte de explicar Dilma
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Esper Abrão Cavalheiro
13.05.2025 18:08Parece mais um simples plágio do quadro América Invertida de Torres-Garcia, do Uruguai
Marian
13.05.2025 18:02Posso imaginar o que os Chineses estão dizendo. Que vergonha
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
13.05.2025 16:27Esse mapa invertido representa muito bem a inteligência invertida existente na mente de quem os criou e divulga.
LuÃs Silviano Marka
13.05.2025 13:54Eu seria bem capaz de mandar imprimir um só pra pendurar de cabeça pra baixo igual a foto da matéria.
Eduardo
13.05.2025 13:37Inacreditável. O IBGE é uma entidade do Estado e não deveria ser desmoralizada pelo governo atual.