Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário

o antagonista

Assine Entre

14.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário

avatar
Wilson Lima
4 minutos de leitura 13.05.2026 07:20 comentários
Análise

Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário

Governo federal acaba com taxa de que ele mesmo foi entusiasta justamente por conta das eleições de 2026

avatar
Wilson Lima
4 minutos de leitura 13.05.2026 07:20 comentários 7
Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A curta trajetória da “taxa das blusinhas” é uma síntese perfeita do oportunismo político brasileiro. Ela nasceu sob o discurso da justiça tributária, cresceu embalada pelo argumento da defesa da indústria nacional e morreu convenientemente às vésperas da eleição. Entre uma coisa e outra, produziu exatamente o contrário do que prometia: arrecadou menos do que se esperava, irritou milhões de consumidores (inclusive a primeira-dama, Janja – foto, ao lado do presidente Lula) e ajudou a afundar ainda mais os Correios.

Agora, sem saída, Lula tenta apagar da memória coletiva um imposto do qual foi um dos maiores entusiastas.

O mais curioso é observar a súbita amnésia dos petistas. Dá nojo ver vídeos como o do ministro da Secretaria de Governo, Guilherme Boulos, colocando no colo do Congresso Nacional a responsabilidade de um imposto que desde 2023 era defendido por Fernando Haddad.

Hoje, integrantes do governo tratam o fim da taxa como se fosse uma concessão magnânima ao povo brasileiro. Faltou apenas combinar com a hemeroteca.

Durante meses, ministros repetiram o mantra de que era preciso proteger o varejo nacional da “concorrência desleal”. A narrativa parecia simples: de um lado, gigantes estrangeiras supostamente destruindo empregos brasileiros; do outro, o governo surgindo como defensor da economia nacional. A realidade, no entanto, era outra.

Lula e sua equipe econômica enxergou nas blusinhas da Shein e nas bugigangas da Shopee uma oportunidade de negócio. Afinal de contas, para um governo que gosta de torrar o dinheiro do povo, dinheiro precisa vir de algum lugar. No ano passado, a taxa gerou 5 bilhões de reais ao governo federal; neste ano, mais 1,7 bilhões de reais. Foi pouco, muito pouco.

O resultado político foi devastador. A taxa virou símbolo instantâneo de impopularidade. Um governo eleito com forte apoio digital conseguiu a façanha de unir influenciadores, consumidores, pequenos revendedores e jovens de periferia contra uma medida tributária. Nas redes sociais, a “taxa das blusinhas” tornou-se aquilo que Brasília mais teme: meme. E nenhum marqueteiro vence um meme quando ele cola na testa do governo. Taxad que o diga.

Mas talvez o efeito mais irônico tenha ocorrido nos Correios. A estatal, que já enfrenta dificuldades financeiras, viu despencar o volume de encomendas internacionais de baixo valor — justamente um dos fluxos que ajudavam a sustentar sua operação logística. Em nome da “proteção do mercado nacional”, Lula quebrou de vez os Correios. Coisa de gênio. Gênio com “J”.

Em sínetse, o governo Lula conseguiu algo raro: criou um imposto que irritou o consumidor, arrecadou menos que o prometido e, de quebra, afundou uma estatal.

Agora, diante da proximidade eleitoral, a taxa subitamente virou um erro a ser corrigido. Não porque o governo tenha descoberto alguma convicção liberal tardia sobre excesso de impostos. Tampouco porque tenha percebido os danos econômicos da medida. A explicação é mais simples — e mais antiga. Pesquisa eleitoral. É o mea culpa puramente eleitoreiro.

O Planalto percebeu que a cobrança se transformou num símbolo tóxico junto a um eleitorado jovem, urbano e hiperconectado – faixa que tem simpatia pelo bolsonarismo. E Brasília, quando sente cheiro de urna, costuma abandonar rapidamente suas convicções técnicas em favor da sobrevivência política. A “justiça tributária” de ontem vira “alívio ao consumidor” amanhã sem que ninguém corra o risco de corar de vergonha.

Lula acha que o eleitor é otário. Pensando bem, Lula tem certeza que o eleitor é otário.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Dez ‘Brasis’ para bancar o governo Lula

Dez ‘Brasis’ para bancar o governo Lula
2

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF
3

Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por Trump

Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por Trump
4

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela
5

“Erro bizarro”, diz cofundadora do Nubank sobre mensagem de liquidação

“Erro bizarro”, diz cofundadora do Nubank sobre mensagem de liquidação
6

Um conselho de Lula a Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo

Um conselho de Lula a Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo
7

Direita amplia vantagem na Colômbia, mostra pesquisa

Direita amplia vantagem na Colômbia, mostra pesquisa
8

Decisão sobre Zambelli pode influenciar caso Tagliaferro, diz advogado

Decisão sobre Zambelli pode influenciar caso Tagliaferro, diz advogado
9

Flávio Bolsonaro lança jingle e critica Lula por uso do verde e amarelo

Flávio Bolsonaro lança jingle e critica Lula por uso do verde e amarelo
10

“A sonolência se prolongou”, diz Carluxo sobre Jair Bolsonaro

“A sonolência se prolongou”, diz Carluxo sobre Jair Bolsonaro
1

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF
2

Um conselho de Lula a Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo

Um conselho de Lula a Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo
3

“A sonolência se prolongou”, diz Carluxo sobre Jair Bolsonaro

“A sonolência se prolongou”, diz Carluxo sobre Jair Bolsonaro
4

“Por mim rompia geral com o partido Novo”, diz Eduardo Bolsonaro

“Por mim rompia geral com o partido Novo”, diz Eduardo Bolsonaro
5

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela
6

Maristela Basso na Crusoé: Por que o Brasil passou a confiar tão pouco no eleitor?

Maristela Basso na Crusoé: Por que o Brasil passou a confiar tão pouco no eleitor?
7

Tarcísio recebe apoio de PRD e Solidariedade

Tarcísio recebe apoio de PRD e Solidariedade
8

Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por Trump

Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por Trump
9

Flávio Bolsonaro lança jingle e critica Lula por uso do verde e amarelo

Flávio Bolsonaro lança jingle e critica Lula por uso do verde e amarelo
10

Dez 'Brasis' para bancar o governo Lula

Dez 'Brasis' para bancar o governo Lula
1

“Morte de Niño Guerrero envia uma mensagem clara à América Latina”

“Morte de Niño Guerrero envia uma mensagem clara à América Latina”
2

EUA aprovam venda de mísseis antiaéreos ao Brasil

EUA aprovam venda de mísseis antiaéreos ao Brasil
3

Rodrigo Prando na Crusoé: Soberania, violência e eleição

Rodrigo Prando na Crusoé: Soberania, violência e eleição
4

Mulher morre após ser lançada sem corda em salto de rope jump em SP

Mulher morre após ser lançada sem corda em salto de rope jump em SP
5

Nubank atribui alerta falso de liquidação a erro de funcionário

Nubank atribui alerta falso de liquidação a erro de funcionário
6

“Por mim rompia geral com o partido Novo”, diz Eduardo Bolsonaro

“Por mim rompia geral com o partido Novo”, diz Eduardo Bolsonaro
7

Acordo com Irã será assinado neste domingo, diz Trump

Acordo com Irã será assinado neste domingo, diz Trump
8

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF

“Não vou conseguir pagar minhas contas”, diz procurador após decisão do STF
9

Câncer de pele: 5 erros comuns que aumentam os riscos da doença

Câncer de pele: 5 erros comuns que aumentam os riscos da doença
10

Direita amplia vantagem na Colômbia, mostra pesquisa

Direita amplia vantagem na Colômbia, mostra pesquisa

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

governo lula taxa das blusinhas
< Notícia Anterior

Nomes ideais para mães que cresceram assistindo filmes de princesa e atravessaram gerações, encantando pais de bebês no Brasil

13.05.2026 00:00 4 minutos de leitura
Nomes ideais para mães que cresceram assistindo filmes de princesa e atravessaram gerações, encantando pais de bebês no Brasil
Próxima notícia >

Quatro carros perfeitos para quem recebe até R$ 1.600 por mês e precisa gastar pouco sem abrir mão da mobilidade

13.05.2026 00:00 4 minutos de leitura
Quatro carros perfeitos para quem recebe até R$ 1.600 por mês e precisa gastar pouco sem abrir mão da mobilidade
avatar

Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou em veículos como Agência Estado, Portal iG, Congresso em Foco, Gazeta do Povo e IstoÉ. Acompanha o poder em Brasília desde 2012, tendo participado das coberturas do julgamento do mensalão, da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2019, revelou a compra de lagostas por ministros do STF.

Suas redes

Twitter

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Aldo

14.05.2026 16:22

Lula SEMPRE apostou na ignorância popular e SEMPRE faturou pontos com isso. A grande maioria não entende o que ocorre e tem a memória de um peixe.


Fabio

13.05.2026 21:28

O povo é burro, vai agradecer ainda.


Daniel Gastaldi

13.05.2026 18:31

ele sabe q o povo é assim mesmo e funciona.


Gil Fernandez

13.05.2026 13:26

"Fim da taxa das blusinhas: Lula "acha" que o eleitor é otário"? Na verdade, ele tem "certeza". A ignorância do povo bem conduzida pelas ações dos políticos ao longo da história, é que dá essa certeza.


Claudemir Silvestre

13.05.2026 09:33

Lula não acha … ele tem certeza que os ELEITORES BRASILEIROS SÃO SIM …. OTÁRIOS !!!


Vitor Carlos Marcati

13.05.2026 08:04

E o Lula está corretíssimo pois só uma legião de otarios e energúmenos para eleger um bandido condenado em 3 instâncias e que corre o risco de ser reeleito


13.05.2026 07:50

Agora vamos parar e pensar: Será que aqueles alunos da USP, grevistas, estão preocupados com a taxa das brusinhas? A Daniela Mercury? A esposa do Chico Buarque? Os nortestinos que moram no interior , na caatinga? Eles vão votar cegamente o Descondenado.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Aldo

14.05.2026 16:22

Lula SEMPRE apostou na ignorância popular e SEMPRE faturou pontos com isso. A grande maioria não entende o que ocorre e tem a memória de um peixe.


Fabio

13.05.2026 21:28

O povo é burro, vai agradecer ainda.


Daniel Gastaldi

13.05.2026 18:31

ele sabe q o povo é assim mesmo e funciona.


Gil Fernandez

13.05.2026 13:26

"Fim da taxa das blusinhas: Lula "acha" que o eleitor é otário"? Na verdade, ele tem "certeza". A ignorância do povo bem conduzida pelas ações dos políticos ao longo da história, é que dá essa certeza.


Claudemir Silvestre

13.05.2026 09:33

Lula não acha … ele tem certeza que os ELEITORES BRASILEIROS SÃO SIM …. OTÁRIOS !!!


Vitor Carlos Marcati

13.05.2026 08:04

E o Lula está corretíssimo pois só uma legião de otarios e energúmenos para eleger um bandido condenado em 3 instâncias e que corre o risco de ser reeleito


13.05.2026 07:50

Agora vamos parar e pensar: Será que aqueles alunos da USP, grevistas, estão preocupados com a taxa das brusinhas? A Daniela Mercury? A esposa do Chico Buarque? Os nortestinos que moram no interior , na caatinga? Eles vão votar cegamente o Descondenado.



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé