De Atibaia a Angra, Lula e Bolsonaro “reformam” o próprio Brasil
Se de “grão em grão a galinha enche o papo”, de reforma em reforma em suas casas de campo e praia, nossos salvadores da pátria vão vivendo
Segundo matéria desta quinta-feira, 5, do O Globo, a Polícia Federal encontrou um contrato de 900 mil reais para a reforma da casa de praia, em Angra dos Reis (RJ), do ex-presidente e cada vez mais todo-enrolado com a Justiça, Jair Messias Bolsonaro.
O documento, segundo o jornal, foi encontrado em uma pasta na mesa do “mito” no escritório do Partido Liberal (PL), em Brasília, durante uma operação de busca e apreensão autorizada pela Justiça na investigação de tentativa de golpe de Estado em 2022.
O que chamou a atenção da PF foi a desproporcionalidade entre o custo da reforma e o valor declarado da casa – apenas 98 mil e quinhentos reais, de acordo com a declaração de bens de Jair Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.
Reforma é vida
A residência, segundo avaliações de mercado, vale, atualmente, cerca de dois milhões e meio de reais. A lei não exige que o valor dos bens seja atualizado. Questionado, o “patriota” disse que pagou a reforma através de PIX e que está tudo declarado.
Durante as investigações da Lava Jato, descobriu-se que o então ex-presidente Lula havia sido beneficiado indevidamente com reformas em imóveis que, segundo as apurações, seriam seus – uma cobertura tríplex no Guarujá e um sítio em Atibaia, ambos em São Paulo.
Em que pese todas as diferenças e circunstâncias nos dois casos, não deixa de ser curioso o objeto da suspeição: reformas em imóveis de lazer (campo e praia). Para presidentes que se declaram “do povo, para o povo”, a situação não orna muito bem.
Minha casa, minha vida
Estima-se que o Brasil tenha um déficit habitacional de mais de seis milhões de moradias. Sem falar nas condições precárias em que vivem mais de 16 milhões de pessoas nas favelas por todo o país. Mais da metade dos lares, inclusive, não conta com saneamento básico.
Não vou nem entrar em “corte de renda”, pois seria covardia, já que ambos, Lula e Bolsonaro, estão dentre a parcela 1% mais rica do país. Vou me manter apenas no quesito moradia mesmo. Ou melhor, neste caso, excesso de moradias – e suas reformas.
Aliás, neste quesito, Lula é superlativo. Tão logo tomou posse em 2023, sua esposa, Janja da Silva, apelidada de “esbanja” por sua “mão aberta” com o dinheiro público, logo providenciou sofás, colchões e outros mimos nos palácios presidenciais.
Trabalhando para os pobres
Recentemente, ficamos sabendo da nova cascata da Granja do Torto, “residência de campo” da Presidência da República – olha aí o excesso de moradia mais uma vez! Para os donos da corte, tudo. Para os pagadores dessa farra toda, favelas e palafitas.
Já a família Bolsonaro, segundo informações divulgadas à época, ao deixar o Alvorada (residência oficial) levou consigo objetos – muitos foram encontrados posteriormente -, vinhos (Jair Renan) e até mesmo as moedinhas do espelho d’água (Michelle).
Se de “grão em grão a galinha enche o papo”, de reforma em reforma em suas casas de campo e praia, nossos salvadores da pátria vão vivendo. Mas as verdadeiras reformas que o país precisa, nada. Até porque, convenhamos, se as fizerem, como irão bancar tamanha boa vida, não é verdade?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)