Crusoé: Todos os agrados de Jorge Messias a Lula
Advogado-geral da União monitora as redes para punir críticos do presidente, defende Janja e até já botou boné com propaganda patriótica
O presidente Lula afirmou nesta segunda, 13, que pensará no nome que será indicado para a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) quando voltar ao Brasil.
“Quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, mas quero uma pessoa que seja, antes de tudo, gabaritada para ser ministro da Suprema Corte”, disse.
“Não quero um amigo, quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu quero. É a única que eu quero. Foi assim com todos os ministros que indiquei até agora e vai continuar sendo assim. Quando chegar ao Brasil, vou conversar com muita gente do meu governo, vou tomar uma decisão e vou anunciar.”
Tem que ser muito ingênuo para achar que Lula ainda não tem o seu preferido para a vaga de Barroso.
A experiência de Lula — de ser condenado na Lava Jato e depois ter sido solto por uma decisão do STF sobre prisão em segunda instância — faz com que ele saiba muito bem a importância de ter amigos na Corte.
E os critérios que Lula utilizará para escolher o novo membro do STF são os mesmos que ele aplicou na escolha de seu advogado Cristiano Zanin e de Flávio Dino.
Para o petista, o importante é a lealdade.
Lealdade, aliás, é mais importante que amizade.
O amigo é o que diz as verdades na cara e pode dizer não às vezes.
O “companheiro” leal é aquele que obedece as ordens e jamais as contradiz. Aliás, faz até mais do que foi ordenado.
Entre as possíveis escolhas de Lula, o advogado-geral da União Jorge Messias (foto) é o que melhor se encaixa nesse critério.
Quando Lula estava prestes a ser preso na Lava Jato, Messias levou o termo de posse da Casa Civil para a casa do petista, por ordem da presidente Dilma Rousseff.
Ao assumir a Advocacia-Geral da União (AGU), em 2023, Messias transformou a instituição que deveria cuidar da defesa da Presidência em um órgão de acusação contra rivais do presidente.
Foi Messias quem comandou dentro…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Rafael Tomasco
14.10.2025 13:51Independente de quem seja, a certeza é sempre a mesma: estamos fodidos
Jhaynnyson Lendengues
13.10.2025 20:20Ou seja, vai indicar um capacho
Ana Amaral
13.10.2025 19:08A língua portuguesa .
Ana Amaral
13.10.2025 19:08O “candidato” preenche um requisito funda: maltrata
MARCOS
13.10.2025 18:15TUDO QUE O EX-PRESIDIÁRIO NÃO VAI FAZER (E NEM TER) SERÁ UMA PESSOA "GABARITADA" AO CARGO. VAI COLOCAR O LIXO NO LIXO.