Crusoé: Lula está perdendo batalha dos aposentados, diz pesquisa
Pesquisa Genial/Quaest indica que 31% da população enxerga governo do petista como principal responsável pelo escândalo do INSS

Quem acompanha O Antagonista já sabia faz tempo, mas pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4, traduziu em números a derrota do governo Lula (ao centro na foto) na batalha de narrativas sobre quem é o maior responsável pelo escândalo de desvio de pensões do INSS.
Como O Antagonista também mostrou, as responsabilidades sobre essa questão vão além do governo Lula e alcançam, sim, o governo Jair Bolsonaro, mas a pesquisa divulgada nesta quarta indica que 31% da população enxerga a gestão do petista como o principal responsável pelo escândalo.
O governo Bolsonaro é visto como protagonista nessa história por apenas 8% dos 2.004 consultados em 120 municípios de 29 de maio a 1º de junho. O próprio INSS é apontado como principal responsável por 14%, em segundo lugar, atrás apenas do governo Lula.

Outros 8% culpam as entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados para poder descontar valores sem que eles percebessem. Apenas 1% pôs a culpa nos “aposentados que não conferiram os descontos antes” e 12% escolheram a opção “outros”.
Leia também: Isentões repudiam Lula
Batalha de narrativas
A oposição ao governo Lula naturalmente usou o escândalo do INSS para machucar os petistas politicamente, com destaque, mais uma vez, para um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), visto 137 milhões de vezes.
Os governistas reagiram, acusando o governo Bolsonaro diretamente, inclusive com campanha do PT, mas nenhuma das iniciativas, entre elas a do deputado federal André Janones (Avante-MG), obteve reverberação considerável.
Lula só veio falar diretamente sobre o assunto nos últimos dias. Na entrevista coletiva de terça-feira, 3, o presidente quase esquece de destacar o assunto, inclusive.
Leia mais: Quaest aponta popularidade de Lula no pior patamar do mandato
“Pirotecnia”
“Eu devia ter falado na abertura, mas não falei a questão do INSS. Nós detectamos que tinha um desvio, a gente poderia ter feito um show de pirotecnia, como sempre se faz nesse país, toda…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joaquim Arino Durán
04.06.2025 15:26Próxima segunda-feira, 09/06 às 10 h, todos os aposentados em frente a sede do INSS no viaduto Santa Efigênia no centro de São Paulo. Pela Revisão da Vida Toda e pela devolução do que nos foi roubado!