Crusoé: Lá vai o trem com o ministro
Toffoli conduz o trenzinho do STF rumo à responsabilização das plataformas de rede social pelo conteúdo publicado por terceiros, sem muito apreço pela liberdade de expressão
Dias Toffoli evocou o Clube da Esquina no trecho mais confuso de seu voto para responsabilizar as plataformas de rede social por conteúdos postados por terceiros.
Além de Milton Nascimento e Fernando Brandt, apareceu na sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) de quinta-feira, 5, o economista Adam Smith, com uma alusão à mão invisível do mercado, para criticar a mão invisível da Inteligência Artificial — evocada de forma errada por Luiz Fux para se referir aos algoritmos que definem os rumos das conversas online.
Leia também: Moraes confessa dificuldade com Captcha de semáforos: “Nunca dá certo”
“A culpa é do robô”, disse Fux, na tentativa de dizer que os ministros não vão tolher a liberdade de expressão ao impor mais responsabilidades às plataformas, e sim combater a disseminação de desinformação por meio de mecanismos automatizados.
O debate dos ministros, que Felipe Moura Brasil e Duda Teixeira definiram no Papo Antagonista de quinta-feira, 5, como conversa de boteco (assista abaixo), foi parar nas ferrovias, por meio da “teoria do risco”, citada por Flávio Dino, que não perdeu a oportunidade de criticar os lucros das big techs.
Lá vai o trem sem destino
“A lei brasileira de 1912 já impôs a teoria do risco para as ferrovias. E o que era a ferrovia, senão a via de comunicação? Como você ia colocar um vigia em cada trecho de trilho, de um metro e meio, dois. O batente, não sei quantos metros tem, mas quem já viajou de trem, a cada segundo são três, quatro barulhos que você escuta”, divagou Toffoli, chegando aos “trens de Minas Gerais” e fazendo menção à mineira Cármen Lúcia.
Foi aí que apareceram Brant e Milton. Toffoli já tinha comparado, na sessão anterior, liberdade de expressão a violência física, ao mencionar o caso do policial militar que…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Luis Eduardo Rezende Caracik
06.12.2024 14:22Antagonistas, já observei muitas vezes que vocês censuram alguns comentários. Casa de ferreiro, espeto de pau? Por que o fazem?
saul simoes junior
06.12.2024 13:51Se fosse ao menos estagiário saberia a diferença entre expressão e ato!
Luiz Filho
06.12.2024 13:39O saber jurídico de tofoli, chamado nas internas do stf de “estagiário”, é profundo e vasto como um pingo d’água. Fala suas bobagens com a pompa de um bestalhão. Bebeu ou fumou um. Só pode.
ADONIS SINICIO JUNIOR
06.12.2024 13:28Dentro do mini-universo intelectual do ministro ele é uma figura importante. Dentro dele Aristóteles só não se envergonha ante a imensa capacidade intelectual do ministro porque o pensador nunca entrou lá nem poderia pois não cabe no minúsculo espaço.