Crusoé: Haddad não está arrumando bagunça nenhuma
Encurralado pela crise fiscal do governo Lula, ministro da Fazenda resolveu emular o chefe para se eximir de qualquer responsabilidade

Encurralado pela crise fiscal do governo Lula, Fernando Haddad (foto) resolveu partir para o ataque contra a oposição que o critica. Emulando o chefe, o ministro da Fazenda apelou para a comparação com a alegada herança maldita o governo Jair Bolsonaro, na esperança de se eximir de qualquer responsabilidade sobre a situação de aperto monetário na qual a gestão petista se colocou.
“Estamos arrumando sua bagunça, Bolsonaro. Quem está isentando o trabalhador do imposto de renda somos nós. Quem cobra imposto de bets e bilionários somos nós”, disse Haddad, em seu perfil no X, reverberando o que já havia dito em audiência na Câmara dos Deputados na semana passada.
Haddad chamo a atenção para subterfúgios usados pelo governo Bolsonaro para fechar as contas em 2022, que chamou de “calote em governadores” e “calote de precatórios” — são tipos de manobra fiscal de que o governo Lula também já lançou mão, e, portanto, issoo não o diferencia de Bolsonaro.
Leia mais: Haddad na República do improviso
Só imposto
O ministro também disse que a gestão anterior “vendeu empresa pública a preço de banana” — neste caso, a comparação com o PT também não é lá muito favorável, pois, para ficar em apenas um exemplo, os Correios, que Lula tirou da fila da privatização, está com problemas de solvência.
Haddad voltou à arena política, após semanas de silêncio, para anunciar um contigenciamento de de 31 bilhões de reais e um aumento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A elevação de imposto não pegou bem, e o governo apresentou como alternativa aumentar outros impostos.
O ministro aproveitou crítica do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com quem se desentendeu na Câmara, para tentar empurrar para o governo de Bolsonaro a responsabilidade pela crise fiscal de governo Lula, mas prega apenas…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
mario de faria gomes
16.06.2025 16:38Como é dissimulado esse ministro, ele é que é o maior bagunceiro. A solução é sempre fácil quando falta dinheiro no orçamento pela gastança desenfreada, pega do mercado para cobrir o déficit. Assim fica fácil....
Leticia Jota Piantino Merchioratto
15.06.2025 21:02A subserviência e amadorismo de Haddad sinceramente me assusta. Infelizmente me obriga a observar Que saudade do Malam......