4 dos 5 maiores fracassos da TV brasileira são da Globo
Aqui estão os 5 maiores micos da TV aberta, entre todas as nossas emissoras, em ordem crescente de fracasso

A TV brasileira, com a Globo na liderança, já teve seus momentos de glória, mas também levou uns tombos memoráveis nos últimos 25 anos.
Com o streaming ganhando espaço e o público mudando de hábito, alguns programas viraram sinônimo de fiasco, com audiência fraquinha e críticas pesadas.
Aqui estão os 5 maiores micos da TV aberta, entre todas as nossas emissoras, em ordem crescente de fracasso (do menos pior ao mais desastroso).
Mas claro, como o tema é subjetivo e existiram muitos programas e atrações nesse período, considerei a expectativa e investimento sobre essas atrações, bem como suas audiências, rejeições e o impacto dentro dos seus respectivos contextos da época.
- Metamorphoses (Record, 2004) – Essa novela da Record tentou ousar com uma trama futurista e efeitos especiais caros, mas deu com a cara na parede. Exibida em 2004, teve média de uns 5 pontos, bem abaixo do que precisava para peitar a Globo. Às vezes perdia até para a RedeTV.
A história confusa e os problemas de produção fizeram o público correr, e a Record cancelou antes da hora. Não foi um desastre tão comentado quanto os da Globo, mas marcou a dificuldade da emissora em emplacar teledramaturgia na época.
- Babilônia (Globo, 2015) – A novela das 21h de 2015, tinha um elenco dos sonhos com Glória Pires e Adriana Esteves, mas fracassou com média de cerca de 25 pontos, a pior do horário até então (hoje seria um número muito bom).
O beijo lésbico entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg causou polêmica e boicote de grupos conservadores. Mesmo com mudanças na trama, a audiência não subiu, e o fiasco abalou a confiança em novelas mais ousadas. Ainda assim, o elenco forte suavizou um pouco o impacto.
- Travessia (Globo, 2022) – A novela de Glória Perez, tentou falar de crimes virtuais no horário das 21h, mas virou um mico. Com média na casa dos 24 pontos, ficou bem abaixo de sucessos como Pantanal. Lucy Alves e Chay Suede não convenceram o público, e a escolha da influencer Jade Picon como protagonista foi alvo de críticas.
A trama tida como confusa e a concorrência com streaming afundaram a novela, que marcou um momento de crise na teledramaturgia da Globo.
- BBB25 (Globo, 2025) – A 25ª edição do Big Brother Brasil que acabou agora em abril, foi um balde de água fria. Teve a pior estreia e final da história, com 17 pontos cada, perdendo 25% do público da edição anterior, e terminou com audiência média de 16,1, também a pior de todas.
Apesar de bom engajamento nas redes (1 bilhão de views), o elenco não cativou, e a audiência na TV aberta despencou. O sucesso no Globoplay não salvou, mostrando que o reality vai precisar de um belo chacoalhão para a próxima edição, que deve ser adiantada, não virar um fracasso de faturamento e audiência.
- E por fim, o maior flop dos últimos 25 anos é Mania de Você, novela das 21h de João Emanuel Carneiro, exibida entre setembro de 2024 a março de 2025. Com média de 21,2 pontos, é a pior audiência do horário nobre da Globo em 60 anos. O final marcou só 23,13 pontos, menos até que as novelas das seis!
A trama confusa, personagens fracos e mudanças no roteiro (como cortar temas polêmicos e tentar despertar interesse) não salvaram. Detonada nas redes e esmagada pelo streaming, virou o símbolo da crise da TV aberta, afastando o público daquela faixa de horário, fazendo a vida de Vale Tudo, sua substituta, mais difícil
E esses cinco programas mostram que até a poderosa Globo pode escorregar, e emissoras como a Record também enfrentam perrengues para competir. Com o público trocando TV por Streaming, acertar o tom está cada vez mais complicado.
E você concorda com esses 5 finalistas? Acha que algum outro programa deveria constar nessa lista? Acha que alguma dessas atrações citadas não deveria estar no texto, pois se saíram bem? Comente aqui embaixo!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Annie
21.06.2025 10:33Não concordo e nem discordo não assisto lixo.
Marian
21.06.2025 10:14Quem acha que a censura das redes irá mudar pouco que seja esse cenário, está apostando errado. Que colheita não?
Marcia Elizabeth Brunetti
21.06.2025 08:31Encontrar só 5 fracassos da TV aberta está difícil. Se falar ainda de novelas, pior.